Artesanato como terapia promovendo saúde, criatividade e bem-estar na comunidade
A prática do artesanato tem se mostrado uma poderosa ferramenta de terapia ocupacional, contribuindo significativamente para a saúde mental e física de seus participantes. Além de estimular a criatividade, o artesanato promove o bem-estar geral, ajudando as pessoas a encontrarem momentos de relaxamento, satisfação e conexão social.
No Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes, essa atividade ganha destaque ao oferecer um espaço dedicado às sextas-feiras, das 14 às 17 horas. Nesse período, usuários da comunidade que participam dessa oficina, são incentivados a confeccionar diversas peças de artesanato, como costura, pintura, colagem e outras atividades manuais. Apesar de a participação ainda ser pequena em relação ao total da comunidade, o espaço está aberto a todos que desejam participar, independentemente da idade ou experiência. O grupo que atualmente se reúne na garagem do Centro de Saúde, além do artesanato, participa de outras atividades às segundas-feiras, como ginástica voltada especialmente para o público idoso, além de orientações de saúde com a presença de uma nutricionista e uma terapeuta.
As participantes do grupo, que são de diferentes idades, são unânimes em apontar os benefícios que obtêm com essa prática, permitindo expressar a sua criatividade que pode aumentar a autoestima e a sensação de realização pessoal. Destaca-se a melhora na coordenação motora, o estímulo ao desenvolvimento da percepção, atenção e o aumento da concentração. Essas atividades manuais ajudam a manter a mente ativa e a promover uma sensação de realização e bem-estar de cada participante. O foco na atividade artesanal, também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando um estado de relaxamento e bem-estar mental.
Apesar de contar com o apoio do gestor da unidade de saúde, dos profissionais de saúde que incentivam a participação, e de alguns membros da comunidade, o grupo realiza suas atividades com recursos próprios. Para dar continuidade aos seus trabalhos, eles também recebem doações de itens como potes de vidro, bastões de cola quente tamanho pequeno, retalhos, fitas, missangas e outros materiais criativos, que ajudam a enriquecer as atividades e estimular a criatividade.
Essa iniciativa demonstra como a terapia ocupacional aliada às orientações nutricionais, e a outros temas relacionados à saúde, pode beneficiar pessoas de todas as idades, não apenas da terceira idade. O artesanato, nesse contexto, é uma atividade acessível, prazerosa e terapêutica, capaz de promover melhorias na qualidade de vida, o que favorece a interação social, a troca de experiências, e a criação de laços de amizade entre seus participantes.
Se você busca uma atividade que una criatividade, saúde e bem-estar, o grupo de artesanato do Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes está de portas abertas. Venha fazer parte dessa comunidade que valoriza a saúde de forma lúdica e colaborativa.