
Valadares terá debate sobre deportados
17 de setembro de 2025
FECOMÉRCIO inicia construção da nova sede em Belo Horizonte
18 de setembro de 2025Precisando de atendimento em saúde? Saiba onde ir!
Todos nós em algum tempo de nossas vidas, necessitamos de atendimento e cuidados médicos. Mas antes de procurar essa ajuda tão bem vista, é necessário saber alguns conceitos que podem nos orientar melhor sobre o que é, quando e onde procurar corretamente os serviços oferecidos pela rede SUS.
O que é o Sistema Único de Saúde (SUS)?
É o sistema público de saúde brasileiro que garante acesso igualitário, integral e gratuito à saúde de todos os brasileiros e estrangeiros que vivem no país desde a sua criação. Oferece desde consultas, exames e vacinas até procedimentos complexos, além de ações de vigilância sanitária, e promoção da saúde de forma inteiramente gratuita, seja na rede de Unidades Básicas, de urgência/emergência (UPA), ou consultas especializadas, com foco na promoção, proteção e recuperação da saúde da população.
O que é Posto de Saúde ou Unidade Básica de Saúde (UBS)?
A UBS é a porta de entrada inicial do SUS na comunidade, responsável por coordenar o cuidado e encaminhar o usuário para outros serviços quando necessário. Os Postos de Saúde oferecem ações de atenção primária como acompanhamento médico, vacinação, exames preventivos, curativos básicos, orientações de saúde, serviços de saúde bucal, além de outras atividades coletivas como Lian Gong, Academia da Cidade, artesanato, e encaminhamentos quando necessário.
A maioria dos casos comuns e dúvidas de saúde, podem ser resolvidos na UBS com atendimento humanizado e resolutivo. Porém, é importante manter os seus dados atualizados (endereço, telefone) e seguir as orientações de sua equipe de saúde.
O que é uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)?
A UPA em síntese, presta serviços de urgência e emergência, disponíveis para atendimento eficaz de situações que representam risco iminente de morte ou de sofrimento intenso, como dor intensa no peito, cortes ou queimaduras que precisem de atendimento imediato, convulsões, suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.
A UPA deve prestar atendimento de urgência e emergência, com prioridade para os casos mais graves, conforme classificação de risco. Casos menos graves, geralmente são atendidos pela rede de Atenção Primária (UBS/Centro de Saúde) ou encaminhados a uma rede hospitalar conforme a necessidade.
O que é o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)?
O SAMU é um serviço público gratuito de atendimento pré-hospitalar móvel que atende casos de urgência e emergência, como acidentes, traumas, infartos, AVC e outras situações de risco de morte. O SAMU funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode ser acionado gratuitamente pelo telefone 192, oferecendo atendimento para casos de urgência e emergência de complexidade intermediária.
Ao ligar para o número 192, você é atendido por uma equipe que onde é realizada a triagem e avaliação pela equipe de saúde com relação às providências a serem tomadas para o tratamento do paciente crítico, enviando uma viatura ao local para prestar o socorro e, quando necessário, transporta a pessoa para uma unidade de saúde adequada.
Quando acionar o SAMU?
- Acidentes traumáticos.
- Falta de ar intensa.
- Tentativas de suicídio.
- Queimaduras graves.
- Afogamentos.
- Agressões por arma de fogo ou arma branca.
Rede de atendimento e fluxos de encaminhamento
Hoje, os usuários podem contar com o serviço de Teleconsultas disponibilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que facilita o acesso a orientações médicas sem sair de casa, e orienta sobre o caminho adequado.
Mais de 70% dos casos podem ser resolvidos na UBS. Quando apropriado, não é necessário ir direto para a UPA, evitando tempo de espera prolongado. Caso haja necessidade, o Centro de Saúde pode acionar uma ambulância e encaminhar para a UPA da região.
Tanto UPAs quanto Postos de Saúde, utilizam o Protocolo de Avaliação de Risco para classificar o risco dos pacientes, sendo priorizados os casos mais graves com maior risco de complicação e com maior evolução da doença. Pacientes encaminhados pelo Centro de Saúde também têm o atendimento priorizado, assim como os que são prioritários por lei.
Por que seguir o caminho correto?
- Reduz tempo de espera para você e para quem aguarda.
- Garante um atendimento adequado conforme a gravidade do caso.
- Utiliza a rede de forma eficiente, e fortalece a saúde da comunidade.
Respeite e valorize os profissionais de saúde, que atuam para promover a sua saúde e o bem-estar da sua comunidade. Eles trabalham para cuidar de você com dedicação, ética e empatia. Reconhecer o papel deles ajuda a manter um sistema de saúde mais humano, eficiente e justo para todos.
