DISTRIBUIÇÃO: SAGRADA FAMÍLIA, HORTO E REGIÃO

Sistema Fecomércio MG celebra marcos do Programa Sesc Mesa Brasil
26 de fevereiro de 2025
Inscrições para Visita Guiada ao Cemitério do Bonfim
26 de fevereiro de 2025
Sistema Fecomércio MG celebra marcos do Programa Sesc Mesa Brasil
26 de fevereiro de 2025
Inscrições para Visita Guiada ao Cemitério do Bonfim
26 de fevereiro de 2025

Mais geração de renda: PBH autoriza criação de feiras de inclusão produtiva

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta sexta-feira (14) um decreto que simplifica os processos de licenciamento das feiras de inclusão produtiva na cidade, vinculada ao Programa Jornada Produtiva. A medida agilizará os trâmites para que novas feiras sejam criadas, e para que vagas remanescentes das feiras existentes sejam ocupadas. O intuito é fortalecer vínculos de vizinhança, introduzir ou ampliar formas de geração de trabalho e renda e fomentar o empreendedorismo cidadão e a autonomia financeira das famílias.

“Esta publicação traz avanço e desburocratização dos procedimentos para criação de novas vagas em feiras do Programa Jornada Produtiva e permite a publicação de editais simplificados, uma vez que todo o regramento para os chamamentos já consta no novo decreto”, explica o secretário municipal de Política Urbana, André Reis.

Inicialmente será criada uma feira no Bairro Independência (Região do Barreiro) e outras duas no Bairro Pindorama (Região Noroeste), e reativada a do Bairro Sagrada Família (Região Leste). Também haverá o preenchimento de vagas em diversas feiras que hoje estão em funcionamento, como a da Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza (Região Leste); a da Avenida Silva Lobo (Região Oeste); além da feira de Plantas e Flores da Savassi (Região Centro-Sul).

Os detalhes sobre quantidades de vagas, dias e locais de instalação das feiras serão divulgados por meio de edital, sendo as próximas etapas a divulgação relacionada à inscrição dos interessados; o sorteio das vagas, a classificação e homologação; habilitação e licenciamento. As publicações estarão disponíveis no Diário Oficial do Município e na página do Programa Jornada Produtiva.

Nesse processo está prevista a reserva de até 5% de vagas para pessoas com deficiência, observado o mínimo de uma vaga por lote, nos termos do art. 169, da Lei 8.616, de 2003; O interessado nas vagas para as Feiras de Inclusão Produtiva não pode ser proprietário de estabelecimento industrial, comercial ou de serviços; deve ser maior de 18 anos; residir em Belo Horizonte, exceto para a modalidade de feiras de plantas e flores.

A Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte que ocorre na Avenida Afonso Pena e as feiras realizadas no âmbito da Política Municipal de Fomento da Economia Popular Solidária e de Segurança Alimentar e Nutricional não são tratadas pelo decreto mencionado e continuam sendo realizadas normalmente.

Comments are closed.