Edifício Ibaté, primeiro arranha-céu de Belo Horizonte
Considerado o primeiro arranha-céu da capital mineira, o Edifício Ibaté foi projetado em 1933 e simboliza um verdadeiro marco arquitetônico para a cidade. Localizado no Centro de BH, na Rua São Paulo, nº 498, esquina com a Avenida Afonso Pena, a construção modernista representa a primeira obra de transformação das paisagens urbanas da capital mineira.
Inaugurado em 1937, com 10 andares, o prédio foi projetado para ter lojas no primeiro pavimento e andares com salas comerciais. Inclusive, na década de 30, Juscelino Kubitschek comprou uma sala no edifício e abriu um consultório médico antes de entrar para a política. O ex-presidente era urologista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O prédio marcou o início da verticalização em Belo Horizonte. O próprio nome não foi escolhido por acaso. Ibaté, em tupi-guarani, significa “o ponto mais alto”. Nos primeiros anos, o condomínio atraiu um grande número de moradores e turistas. Todos curiosos em enxergar a cidade do terraço mais alto.
A construção é tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município desde 1994, e durante 21 anos ficou fechado. Após reforma em 2016, o edifício passou a abrigar um hotel, que funciona até hoje no endereço. As milhares de pessoas que passam diariamente pelo centro de BH podem não notar ou até não saber da importância do prédio.
Legenda
Localizado no Centro de BH, na Rua São Paulo, nº 498, esquina com a Avenida Afonso Pena