
Pombos: riscos para a saúde humana
22 de janeiro de 2025
Edição 291
22 de janeiro de 2025SAGRADA FOLIA

BLOCO
O Bloco Sagrada Folia existe há mais de 20 anos e, desde 2004, tem como mantenedora a Associação Comunitária dos Amigos do Entorno do Estádio Independência e Adjacências (AAMEIA). O nome Sagrada Folia é uma referência ao bairro Sagrada Família e à folia de carnaval. O ponto de concentração ocorre em frente à Arena Independência (antigo Campo do Sete) e os grupos familiares e de amigos, juntamente com os diversos blocos que se dirigem para o local trajando indumentárias e cantando marchinhas carnavalescas, desfilam pelas ruas do bairro, tendo à frente uma banda de percussão com instrumentos variados e apoio de um carro de som. O evento se propõe a congregar os foliões da região através de um movimento pré-carnavalesco, que de forma irreverente, com muita alegria e humor, contribui com o poder público no seu papel institucional de promover o entretenimento através da perpetuação dos movimentos populares que estimulam a cultura e as tradições locais.

HISTÓRIA
O bloco Sagrada Folia foi criado em janeiro de 2002, uma semana antes do Carnaval, tendo como fundadores Eli, César, Odilon, Laerte, Marco Aurélio, Geraldo Lúcio, Avanilton, Nico, Jacy, Magrelo, Rosa, Maurício e outros colegas, todos moradores do bairro à época. A turma estava reunida no Bar do Magrelo, quando o Tio Eli mostrou uma foto antiga de colegas, tirada em um boteco do bairro, todos travestidos de mulher, preparados para sair na Banda Mole. Surgiu então a ideia de formar uma banda, chamada inicialmente de “Banda Sagrada”, que contratou a Banda do Geraldo Nirica para puxar o grupo.
O primeiro cartaz de divulgação do Sagrada Folia foi justamente a fotografia antiga do Tio Eli e colegas, ampliada. E, no sábado, homens travestidos de mulher e mulheres travestidas de homem concentraram-se em frente ao Estádio Independência e desfilaram pelas ruas do bairro, fazendo um carnaval com muita alegria e animação.
Em dezembro de 2004, os fundadores do bloco, em reunião realizada no Bar du Magrelo, decidiram, por unanimidade, vincular à AAMEIA, dentro da estrutura organizacional da Diretoria de Eventos, que passou a ser sua mantenedora.
MODIFICAÇÕES NA CONCEPÇÃO
Inicialmente, quando a estrutura era montada para evento, as seguintes bandas se apresentaram no ponto de concentração do Sagrada Folia, em frente à Arena Independência: Camarão de Rama, Lombinho com Cachaça e Barco à Vela. Em anos posteriores, se apresentaram as bandas de percussão do Bororó e do Vila Nova, que deram suporte ao veículo de som no ponto de concentração e no desfile.
Dentro da nova filosofia do carnaval de Belo Horizonte, desde 2017, tivemos a presença de mais de 15 blocos, que se concentraram em frente à Arena Independência. Em seguida, esses blocos desfilam pelas ruas do bairro Sagrada Família, sob o comando da Banda do Zequinha, com instrumentos de sopro, percussão, etc. agregando novos integrantes ao longo do percurso e convidando a comunidade a se juntar ao cortejo.

Para a edição 2025, no dia 23 de fevereiro, no domingo que antecede o domingo de Carnaval, como é a tradição o Bloco Sagrada Folia, foi firmada parceria com o bloco Ziguiriguidum que terá a seguinte composição: bateria (80 integrantes), 1 guitarista, 01 baixista e 03 vocais. Instrumentos da bateria: surdos de marcação, surdos de variação, caixa, repique, rocar, xequerê e tamborins. Músicas axé, pop rock e sertaneja. Outros blocos familiares tradicionais no evento, desde 2002, já confirmaram a presença
Já a tradicional Banda do Zequinha que puxa o cortejo no trajeto especificado é composta de 10 elementos com instrumentos de sopro, percussão, etc.
Com relação aos impactos sociais, além da dimensão festiva. O Bloco Sagrada Folia espera colaborar com o poder público, como faz desde 2002, no âmbito das políticas públicas, gerando empregos temporários e renda, movimentando a economia local e promover a inclusão de comunidades marginalizadas.
No plano ambiental pretende o BLOCO SAGRADA FOLIA junto com a AAMEIA – ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS AMIGOS DO ENTORNO DO ESTÁDIO INDEPENDÊNCIA E ADJACÊNCIAS e as associações coirmãs, executar práticas sustentáveis durante o ano de 2025, para promover a justiça social e garantir a qualidade de vida das futuras gerações, com a adoção de novas formas de produzir, consumir e interagir com o meio ambiente.
