DISTRIBUIÇÃO: SAGRADA FAMÍLIA, HORTO E REGIÃO

Lunetas para observação da paisagem urbana foram reinstaladas na Rua Sapucaí 
22 de janeiro de 2025
SAGRADA FOLIA
22 de janeiro de 2025
Lunetas para observação da paisagem urbana foram reinstaladas na Rua Sapucaí 
22 de janeiro de 2025
SAGRADA FOLIA
22 de janeiro de 2025

Pombos: riscos para a saúde humana

Símbolos da paz e presença garantida na maioria das pracinhas do país. Já sabe de quem estamos falando? São os pombos, pássaros que têm uma população extremamente alta e podem transmitir doenças através de piolhos, fungos e bactérias presentes em suas fezes e que podem ser aspirados por nós. Mas como se livrar desta praga urbana? 

Apesar de sua grande população, os pombos são considerados animais domésticos pela Constituição Federal e são protegidos. A Lei 9605, (de 12/02/1998) determina que maltratar, ferir ou matar estes animais seja crime ambiental e a pena pode variar de multas até cinco anos de reclusão. 

Os pombos podem transmitir mais de 50 doenças, segundo o Ministério da Saúde. A maioria delas, como a salmonelose, criptococose, histoplasmose e ornitose, podem ser provocados, principalmente, pela inalação de fungos e bactérias que saem destes pássaros e de suas fezes secas. 

Para reduzir o número de indivíduos, a solução mais efetiva é diminuir a oferta de alimento e abrigo, fatores que possibilitam a sobrevivência destes pássaros .  

 

Criptococose 

Uma das doenças causadas pelos pombos em Belo Horizonte mais comuns é a criptococose. Provocada pelos fungos Cryptococcus neoformans ou Cryptococcus gattii. Eles se encontram nos excrementos dos pombos e se dissipam pelo ar. 

Os microrganismos causadores da criptococose afetam o pulmão. Os sintomas da doença são: tosse com muco ou sangue, febre, derrame pleural, suor noturno, fraqueza, emagrecimento. 

O quadro pode piorar causando meningite, que é a inflamação das meninges e pode ser fatal dependendo da condição do paciente. 

Salmonelose 

Essa doença é mais frequente quando há a ingestão de comida mal lavada ou cozida. Porém a bactéria Salmonella pode ser transmitida também pelos pombos. Ela fica alojada nos excrementos dos animais. A transmissão acontece quando esse elemento se mistura à poeira das ruas. 

Os agentes patógenos causam problemas no sistema gastrointestinal. Os sintomas da doença são: vômitos e náuseas, diarreia excessiva, dor no abdômen, calafrios, desidratação, perda de apetite e febre. 

A doença é perigosa pois, se não for tratada adequadamente, pode provocar grave desidratação. É importante hidratar bem o corpo ao perceber os sinais da Salmonelose. 

 

Histoplasmose 

A doença é provocada pelo fungo Histoplasma apsulatum que fica alojado nas fezes dos pombos. Da mesma forma que os outros microrganismos, ele se espalha pela poeira e pode ser transmitido por inalação dos esporos das fezes das aves. 

Ortinose 

Essa é uma das doenças causadas pelos pombos e morcegos. Os sintomas são: febre, mal estar, dor no tórax, calafrios, dor de cabeça, dispneia, perda de peso, sudorese noturna, entre outros. 

Algumas pessoas não apresentam sintomas da doença, já outras podem ter complicações sérias, principalmente se forem sensíveis, tendo o sistema imunológico comprometido. 

Para prevenir a transmissão da ornitose, é importante evitar o contato direto com as fezes dos pombos. 

Comments are closed.