Lunetas para observação da paisagem urbana foram reinstaladas na Rua Sapucaí
Como parte do programa de revitalização da Região Central da cidade, o ‘Centro de Todo Mundo’, e do projeto de reestruturação da infraestrutura turística da capital mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte reinstalou duas novas lunetas de observação gratuita na Rua Sapucaí, primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo. Os equipamentos, localizados próximo aos números 193 e 303, oferecem aos frequentadores uma nova perspectiva da paisagem no local, enriquecendo a experiência de turistas e visitantes neste importante corredor gastronômico e cultural da cidade.
As lunetas contêm informações sobre os atrativos turísticos que podem ser observados ao utilizá-las. Os materiais são resistentes à água, vento, sol e adversidades causadas pelo clima. Os equipamentos enriquecem a oferta turística e promovem uma maior sensibilização dos moradores, despertando um sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo cuidado e valorização do patrimônio local.
Com um sistema de observação terrestre com capacidade óptica de aproximação (zoom), o aparelho é composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior. As lentes possuem foco pré-ajustado conforme o local de instalação. Dessa forma, os usuários não precisam fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita a observação por pessoas de todas as idades e habilidades. Todas as lunetas giram no sentido vertical e horizontal.
A mureta da Rua Sapucaí desenvolveu-se como ponto turístico de Belo Horizonte devido a uma combinação de fatores: intervenções artísticas e culturais, restaurantes e bares e a redescoberta de um ângulo único para se admirar o centro da cidade. Aqui as paisagensestão mais próximas do observador e as lunetas melhoram a experiência de apreciação das áreas verdes e da coleção dos murais gigantes do CURA. É possível avistar vários murais pintados com 450 a 1.700 metros quadrados, sendo um deles o mural mais alto pintado por uma mulher na América Latina com 56 metros de altura. O mirante representa um museu a céu aberto onde o visitante pode apreciar a charmosa cidade ao longo de todo o ano, seja de dia ou à noite.
Orientações:
Mantenha o distanciamento social de pelo menos 1,5m entre as pessoas. Antes de usar as lunetas, limpe as partes da luneta que possam encostar no seu corpo com álcool 70% gel ou líquido. Higienize as mãos com álcool em gel antes e após o uso. Evite contato físico. Mais informações podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.