Projeto De Peito Aberto realiza projeto social na Arena Independência
24 de dezembro de 20242ª MOSTRA DE AUDIOVISUAL ENCANTA E INSPIRA
24 de dezembro de 2024
Uma das realizações mais marcantes de seu mandato, resultado da destinação de recursos de emenda parlamentar, foi a inauguração do primeiro ambulatório público de reconstrução de aréolas e mamilos, em Betim, que devolveu autoestima e dignidade a mulheres que venceram o câncer de mama.
Na luta antirracista, a deputada celebrou a sanção da lei que institui o “Julho das Pretas”, uma iniciativa de sua coautoria que promove a visibilidade e preservação da memória da luta do movimento das mulheres negras (Lei nº 24.941/24, fruto do PL 1110/23). Além disso, organizou o Seminário do Estatuto da Igualdade Racial, que mobilizou mais de mil pessoas em prol da construção de políticas públicas para a população negra e comunidades tradicionais. O PL 817/23, que também visa reforçar essas pautas, já está pronto para votação em definitivo no plenário.
Como coordenadora das Frentes Parlamentares da Criança e do Adolescente e pela Primeira Infância, Ana Paula articulou o Pacto Metropolitano de Combate ao Trabalho Infantil na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e representou Minas Gerais no lançamento da Rede Nacional de Frentes Parlamentares pela Primeira Infância.
Outra conquista legislativa foi a criação do Dia Estadual de Conscientização sobre as Síndromes de Ehlers-Danlos e os Transtornos do Espectro de Hipermobilidade, instituído pela Lei nº 24.977/24, fruto do PL 735/23 de sua autoria. Trata-se de uma doença rara ainda pouco conhecida, inclusive entre profissionais da saúde.
Ao longo do ano, a deputada se dedicou a atender demandas essenciais em áreas como saúde, educação, assistência social, sustentabilidade, esporte e cultura. Os investimentos realizados fortaleceram a infraestrutura escolar, ampliaram o acesso a exames e tratamentos hospitalares, viabilizaram eventos culturais e esportivos e garantiram mais equipamentos para cooperativas de reciclagem.