Localizada no coração de Belo Horizonte, a Avenida Silviano Brandão se destaca como o epicentro da indústria moveleira na cidade e ela tem uma história que envolve a construção da via, o surgimento da indústria moveleira e a canalização do Ribeirão Arrudas.
A avenida foi construída sobre o leito canalizado do Córrego da Mata, afluente do Ribeirão Arrudas. Teve seu projeto aprovado em 1929, pela Prefeitura de Belo Horizonte e foi concluída em 1937. Até a década de 80, passava por inundações quando da época das chuvas.
Em 1929 um projeto foi apresentado para construção da avenida Silviano Brandão em homenagem a Francisco Silviano de Almeida Brandão que nasceu no dia 7 de março de 1848 e faleceu em 25 de setembro de 1902.
Avenida Silviano Brandão tem início na avenida Cristiano Machado e vai até a avenida dos Andradas. No percurso, passa-se pelos bairros Sagrada Família, Horto e Santa Tereza.
Mas, só 1937 aconteceu a conclusão do projeto, sendo construída sobre o leito canalizado do Córrego da Mata, afluente do Ribeirão Arrudas.
Nos primeiros anos da década de 1950 surgiu a primeira loja de móveis da avenida Silviano Brandão, com o nome de Fabrica de Móveis Ianni que se transformou numa das mais importantes lojas do setor mobiliário de Belo Horizonte nas décadas de sessenta, setenta e oitenta.
A Avenida Silviano Brandão é uma das avenidas mais importantes e conhecidas de Belo Horizonte e atualmente, é considerada como o principal polo da indústria moveleira da capital. Os belo-horizontinos já conhecem a avenida pelo seu grande comércio, em todo o seu trajeto, são encontradas várias empresas que fabricam seus próprios móveis, de estilos variados. Com opções para todos os gostos, as lojas atraem consumidores de todas as classes sociais. No local, são encontrados também os famosos “Topa Tudo”
Leitores, visitem as lojas e façam bons negócios. A Silviano Brandão com certeza tem um grande potencial de ofertas em quantidade e qualidade!