DISTRIBUIÇÃO: SAGRADA FAMÍLIA, HORTO E REGIÃO

Horário de verão volta em 2024?
28 de setembro de 2024
Você sabe quais são os locais mais antigos de BH?
28 de setembro de 2024
Horário de verão volta em 2024?
28 de setembro de 2024
Você sabe quais são os locais mais antigos de BH?
28 de setembro de 2024

Inclusão e Acolhimento: a luta da deputada Ana Paula Siqueira pelos Direitos das Pessoas com Deficiência e Autismo

O Setembro Verde, destaca-se como o mês dedicado à luta das pessoas com deficiência, buscando aumentar a visibilidade e a conscientização sobre as necessidades desse grupo. Dentro desse cenário, a deputada estadual Ana Paula Siqueira, se destaca por sua atuação em favor da inclusão na busca por garantia de acesso a direitos.

Dentre suas conquistas está a criação de duas leis. A primeira, sancionada em 2021, garante a compra online de ingressos para pessoas com deficiência, sem burocracias, com o objetivo de promover o acesso à cultura e ao lazer. Trata-se da Lei 23.281/ 21, criada a partir do PL 82/19 de sua autoria.

A segunda foi sancionada recentemente, é a Lei n° 24.977/2024, fruto do PL 735/23, que cria o Dia Estadual de Conscientização sobre as Síndromes de Ehlers-Danlos (SED) e os Transtornos do Espectro de Hipermobilidade (TEH), a ser realizado, anualmente, no dia 15 de maio. A legislação tem o objetivo de dar visibilidade a essa condição rara que afeta majoritariamente mulheres e corresponde a um grupo de 13 doenças hereditárias do tecido conjuntivo, que gera ‘pele elástica’, hipermobilidade e fragilidade dos tecidos. Trata-se de uma doença ainda pouco conhecida, inclusive entre médicos.

A deputada ainda é autora do Projeto de Lei 168/2019, que propõe a instalação de brinquedos adaptados em praças e parques públicos, assegurando que crianças com deficiência tenham o direito ao lazer inclusivo. Além disso, já destinou mais de R$ 210 mil em recursos de emenda parlamentar para as APAEs.

Como mãe de uma criança autista, a deputada também está profundamente envolvida na luta pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sua vivência pessoal reforça sua atuação parlamentar e a aproxima das causas que envolvem a neurodiversidade. Ana Paula integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, e em maio de 2023, atuou para derrubar um veto que tentava impedir a criação de centros de acolhimento para autistas, além de garantir direitos aos pais de crianças com deficiência.

Apesar dos avanços, a parlamentar reconhece que a luta pela plena inclusão ainda está longe de ser vencida. “Enfrentamos desafios como o preconceito estrutural, a falta de acessibilidade e a escassez de políticas públicas adequadas”, afirma. Contudo, ela se mantém otimista: “A inclusão beneficia toda a sociedade. Quando criamos um ambiente acessível, estamos promovendo um país mais igualitário e humano. Como mãe atípica e parlamentar, seguirei cobrando e fiscalizando que o Estado garanta os direitos das pessoas com deficiência e autismo”, declarou.

Comments are closed.