DISTRIBUIÇÃO: SAGRADA FAMÍLIA, HORTO E REGIÃO

Recordar é viver
1 de julho de 2024
Edição 284
1 de julho de 2024
Recordar é viver
1 de julho de 2024
Edição 284
1 de julho de 2024

Leste, uma região que ilustra as páginas da história de Belo Horizonte

Um dos aspectos mais marcantes da Região Leste de BH é o surgimento das vilas de operários e áreas suburbanas, que deram origem a diversos bairros icônicos. Principalmente os trabalhadores da ferrovia encontraram nessas áreas suburbanas uma oportunidade de moradia, visto que não tinham recursos para adquirir terrenos no centro da cidade. Bairros como o Horto e Esplanada têm suas raízes nessas origens humildes, testemunhando o espírito empreendedor e trabalhador que caracteriza a população belo-horizontina.

A ocupação da Região Leste de BH foi fortemente influenciada pela presença da linha férrea e do Ribeirão Arrudas. Esses elementos foram vitais para o desenvolvimento da região, proporcionando meios de transporte e abastecimento que impulsionaram seu crescimento. Antes mesmo da fundação da capital, a área já abrigava vilas e fazendas, destacando-se pelas suas colônias agrícolas que deram origem a bairros como Santa Tereza e Santa Efigênia. mergulhando em suas origens e curiosidades que os tornam únicos e especiais.

A Região Leste de BH oferece uma fusão diversificada de bairros residenciais e comerciais cujas histórias remetem ao início da capital, e que proporcionam uma atmosfera dinâmica com áreas de lazer, parques, acesso facilitado ao Centro e a outras partes da cidade.

Ao longo de seus 27,98 km², essa regional conta com pontos de referências socioculturais e históricas importantes, como a Arena Independência, Lalka, a primeira fábrica de doces de BH que foi fundada em 1925 e a Câmara Municipal, além de ser marcada pela contribuição da vida cultural que originou artistas renomados, como Clube da Esquina, Sepultura e Skank.

Entre os municípios de Sabará e Nova Lima, a regional Leste de BH conta com mais de 220 mil habitantes e 47 bairros. Veja um pouco da história de alguns deles:

Alto Vera Cruz

O nome do bairro está associado ao Parque Vera Cruz. Outros Nomes: Favela Alto dos Minérios. Origem do Bairro: A maior parte da área ocupada pelo bairro pertencia ao antigo loteamento Parque Vera Cruz, com a chegada de moradores principalmente a partir da década de 1950. Referências Urbanas do Presente: Centro Cultural Alto Vera Cruz; Grupo Meninas de Sinhá.

Baleia

O nome do bairro vem da antiga Fazenda da Baleia. Outros Nomes: Fazenda da Baleia. Origem do Bairro: A área atualmente ocupada pelo bairro correspondia a parte da Fazenda da Baleia. Referências Urbanas do Presente: Hospital da Baleia; Córrego do Navio.

Boa Vista

O nome do bairro deriva da Fazenda Boa Vista. Outros Nomes: Vila Boa Vista. Origem do Bairro: A região onde hoje é o bairro era propriedade da Companhia Fiação e Tecidos Minas Gerais, sendo loteada e transformada na Vila Boa Vista. Referências Urbanas do Presente: Praça José de Magalhães; Boa Vista Futebol Clube.

Casa Branca

Derivado da Vila Casa Branca. Outros Nomes: Bairro Mariano de Abreu. Origem do Bairro: Parte da área do bairro fazia parte das propriedades da Companhia Fiação e Tecidos Minas Gerais, sendo loteada e transformada na Vila Casa Branca. Referências Urbanas do Presente: Escola Estadual Walt Disney; Córrego do Cachorro Magro.

Colégio Batista

Derivado da instituição educacional com o mesmo nome. Outros Nomes: Alto da Floresta. Origem do Bairro: Localizado na 6ª Seção Suburbana, iniciou-se com a construção do colégio que lhe dá nome. Referências Urbanas do Passado: Colégio Batista.

Esplanada

Derivado da Vila Esplanada. Outros Nomes: Vila Independência; Abadia. Origem do Bairro: As Vilas Esplanada e Independência faziam parte da Fazenda do Freitas e foram aprovadas num momento de expansão da cidade. Referências Urbanas do Presente: Praça Santa Rita; Praça da Abadia.

Floresta

Existem várias versões, incluindo referências a um hotel e a um bosque na área. Outros Nomes: Alto da Estação; 14ª Seção Urbana. Origem do Bairro: Ocupado desde os primeiros tempos da cidade, foi habitado por uma população diversificada, desde operários até membros da elite local. Referências Urbanas do Presente: Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte; Colégio Santa Maria.

Horto

Relacionado ao Horto Florestal. Outros Nomes: Colônia Américo Werneck. Origem do Bairro: Situa-se numa área que pertencia à Fazenda Boa Vista e teve sua ocupação inicial ligada aos ferroviários. Referências Urbanas do Presente: Galpão Cine Horto; Oficinas da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Granja de Freitas

Associado à família proprietária de uma antiga fazenda na região. Outros Nomes: Fazenda do Freitas. Origem do Bairro: Localizado na divisa entre BH e Sabará, teve seu loteamento aprovado recentemente pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 1999. Referências Urbanas do Passado: Estação do Freitas.

Instituto Agronômico/Horto Florestal

Originou-se do Horto Florestal do Instituto Agronômico de Minas Gerais. Outros Nomes: Vila Edgard Werneck. Origem do Bairro: Parte da área é ocupada pela Vila Edgard Werneck, surgida com a doação de casas aos funcionários da Rede Ferroviária Federal. Referências Urbanas do Presente: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG; Horto Florestal.

Nova Vista

Relaciona-se com a Vila Nova Vista. Outros Nomes: Vila Nova Vista. Origem do Bairro: A área pertencia à Fazenda Marzagão e à Companhia Fiação e Tecidos Minas Gerais. Referências Urbanas do Presente: Avenida Petit.

Jonas Veiga

Antigo proprietário da área onde o bairro está localizado. Outros Nomes: Fazenda do Taquaril. Origem do Bairro: Aprovado em 1974, o loteamento teve origem na subdivisão da Fazenda do Taquaril. Referências Urbanas do Passado: Estrada Antiga para Nova Lima.

Paraíso

Refere-se à Vila Paraíso, estabelecida no final da década de 1920. Outros Nomes: Vila Cândida. Origem do Bairro: Localizado na área da antiga Colônia Bias Fortes, teve os primeiros quarteirões oficializados no final da década de 1920. Referências Urbanas do Passado: Córrego do Cardoso.

Pompéia

Derivou da Paróquia chamada Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. Outros Nomes: Parque Cidade Jardim; Vila Nossa Senhora do Rosário. Origem do Bairro: Surgiu com a criação de duas vilas populares, Vila Novo Horizonte e Parque Cidade Jardim, além da presença de diversas pedreiras na região. Referências Urbanas do Passado: Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

Sagrada Família

Existem diversas versões, incluindo referências ao Presépio do Pipiripau e ao pároco da igreja local. Outros Nomes: Vila Maria Brasilina; Vila São João. Formado a partir da Colônia Agrícola Córrego da Mata, teve sua ocupação inicial dividida entre três vilas: Maria Brasilina, Mauá e São João. Referências Urbanas do Presente: Avenida Silviano Brandão e Rua Conselheiro Lafaiete.

Santa Inês

Relaciona-se ao Parque Santa Inês. Outros Nomes: Vila Santo Agostinho. Origem do Bairro: Anteriormente parte das fazendas Boa Vista e do Brejinho, situa-se em área que foi propriedade da Companhia Fiação e Tecidos Minas Gerais. Referências Urbanas do Presente: Estação de Metrô Santa Inês.

Santa Efigênia

Originou-se da igreja dedicada à santa padroeira dos militares. Outros Nomes: Quartel; Vila Cônego Pinheiro. Origem do Bairro: Surgiu a partir de três regiões diferentes da cidade, reservadas aos “operários”, “inferiores” e “praças” da Brigada Policial do Estado. Referências Urbanas do Presente: Santa Casa de Misericórdia.

Santa Tereza

Existem várias versões, incluindo inspiração no bairro carioca de Santa Tereza e sugestão dos moradores para o letreiro do bonde. Outros Nomes: Imigração; 7ª Seção Suburbana. Origem do Bairro: Correspondendo à 7ª Seção Suburbana, teve sua ocupação acelerada na década de 1920, com medidas administrativas de loteamento e doação de terrenos. Referências Urbanas do Presente: Praça Duque de Caxias.

São Geraldo

Derivou da Paróquia São Geraldo. Outros Nomes: Bairro Mariano de Abreu. Origem do Bairro: Conhecido anteriormente como Vila Mariano de Abreu, teve início de sua ocupação por volta de 1950, durante obras de captação de água realizadas pela Prefeitura. Referências Urbanas do Presente: Cruzeiro.

Saudade

Derivou do Cemitério da Saudade. Outros Nomes: Parque Cruzeiro do Sul. Origem do Bairro: A aprovação dos loteamentos e a construção do Cemitério da Saudade impulsionaram a ocupação do bairro. Referências Urbanas do Presente: Praça Louis Braile.

Vera Cruz

Originou-se do loteamento conhecido como Parque Vera Cruz. Outros Nomes: Parque Vera Cruz. Origem do Bairro: Localizado nos antigos loteamentos Parque Vera Cruz e Parque Cruzeiro do Sul. Referências Urbanas do Presente: Avenida Jequitinhonha.

Taquaril

Originou-se da Fazenda do Taquaril, Serra do Taquaril e Córrego Taquaril. Outros Nomes: Cidade Jardim Taquaril. Origem do Bairro: Área rural por muito tempo, começou a receber mais moradores na década de 1980. Referências Urbanas do Passado: Country Club.

Comments are closed.