Bairro de ferroviários, o Horto, está localizado na região Leste de BH e teve seu desenvolvimento ligado à Central do Brasil, posteriormente Rede Ferroviária Federal S/A. O terreno onde os funcionários foram instalados pertencia à empresa e não tinha na época urbanização e comércio. Mas, com o tempo, os próprios funcionários da Rede foram construídos suas casas e alguns comércios foram aparecendo.
Seus bairros vizinhos são o Floresta (ao oeste), o Santa Tereza (ao sul), o Horto Florestal, antigo Instituto Agronômico e Sagrada Família (ambos localizados ao norte. As casas dos ferroviários foram quase todas alteradas e o bairro perdeu a característica dos primeiros anos, preservando, entretanto, algumas marcas tipicamente humanas, como a amizade entre os moradores mais antigos.
A Banda Filarmônica 1º de Maio que foi fundada em 1934 por José Augusto Dias tem que ser lembrada em qualquer matéria escrita sobre o bairro. Essa corporação musical fez muito sucesso nos anos 50 e 60.
E O Galpão Cine Horto que está loca[1]lizado na rua Pitangui, é um componente de muita força cultural que ilustra a história da região. Nesse espaço antigamente era o Cine Horto que também marcou a vida de muita gente com bons momentos.
Hoje o Horto é um excelente lugar para morar, inúmeros comércios, várias linhas de ônibus, metrô que recebe milhares de pessoas todos os dias e imóveis valorizados. Em termos comerciais, o maior pólo do bairro concentra-se na avenida Silviano Brandão, com as suas tradicionais lojas de móveis e açougues, além de outros produtos e serviços. O bairro tem a sua importância social, valorizando o espaço urbano e movi[1]mentos culturais.
No bairro encontra-se excelentes restaurantes e bares para serem apreciados tanto durante o dia como a noite, são vários pontos de encontro e lazer. Um exemplo é Arena Independência que além de oferecer o melhor lazer da região, é um espaço que faz parte da história do futebol mundial por ter recebido jogos da Copa de 50.
O Horto é muito frequentado por suas lojas e serviços prestados. Esse grande número de serviços gera um fluxo migratório muito grande, pois pessoas de bairros vizinhos e distantes saem de onde moram para comprar no Horto. Por isso é que é tão importante a qualidade dos transportes (táxi, metrô, ônibus) e do trânsito principalmente da avenida Silviano Brandão (que é a avenida principal de acesso ao Horto).
O Horto oferece várias escolas, como por exemplo o Senai, que fica no complexo Horto (final do Horto e início do Horto Florestal). O Senai disponibiliza cursos técnicos e de aprendizagem para as pessoas. Ocorre um processo seletivo, mas todos podem participar, morando eles em Belo Horizonte ou não.
O bairro Horto Florestal, antigo Instituto Agronômico, não deve ser confundido com o bairro Horto. Apesar dos dois bairros serem vizinhos e seu habitantes guardarem uma história em comum, os dois bairros não são o mesmo, mas muita gente nem sabe.