DISTRIBUIÇÃO: SAGRADA FAMÍLIA, HORTO E REGIÃO

Saúde animal
2 de dezembro de 2025
Edição 301
2 de dezembro de 2025
Saúde animal
2 de dezembro de 2025
Edição 301
2 de dezembro de 2025

Você sabia quem realmente é a padroeira de BH?

Ao contrário do que muitos pensam, Nossa Senhora da Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro não é a padroeira da cidade. Na verdade, o feriado é fruto de uma tradição. O site da Arquidiocese de Belo Horizonte explica: “A explicação nasce com os primeiros moradores da cidade”. No passado, quando a capital ainda era o distrito Curral Del Rei, era comum que a festa da santa padroeira do município de Sabará, na região metropolitana, fosse comemorada também em Belo Horizonte. Por conta dessa tradição, desde 1967, o dia 8 de dezembro é considerado feriado municipal.

Dessa maneira, para que dois feriados não ficassem tão próximos e a tradição fosse preservada, o aniversário da cidade permaneceu como dia útil. Vale lembrar que, além de Belo Horizonte e Sabará, outros 210 municípios mineiros celebram o Dia de Nossa Senhora da Conceição, oficialmente instituído pelo Papa Pio IX em 1854. A padroeira de Belo Horizonte é a Nossa Senhora da Boa Viagem, e o dia 15 de agosto é feriado municipal em sua homenagem.

A justificativa dessa história remonta a mais de 300 anos, quando um português, estabelecido na região onde hoje se encontra Belo Horizonte, trouxe uma pequena imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do Oceano Atlântico. O fazendeiro português Francisco Homem del-Rei, trouxe consigo uma imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem e construiu uma capela em sua homenagem, ainda no século 18 e por isso, o local é considerado o ‘ponto de origem’ da cidade.

Comments are closed.