Nesse caso, o tutor pode pensar: se o problema são as frutas cristalizadas, então o chocottone está liberado, certo? Errado! Isso porque, como o nome sugere, essa versão do panetone tem chocolate. O ingrediente é extremamente perigoso aos cães, com duas substâncias tóxicas ao pet em sua composição, a teobromina e a cafeína.
Ao consumi-las o cachorro pode apresentar sintomas como vômitos, diarreia, tremores e até convulsão. Em casos mais graves de intoxicação, a ingestão do chocolate pode até ser fatal.
Cachorro pode comer panetone diet?
O panetone e o chocottone são tóxicos ao pet, assim como a versão diet do prato. Esse panetone pode até não ter açúcar ou chocolate, porém, costuma trazer outros ingredientes nocivos, como o xilitol — um adoçante muito comum em produtos diets.
O xilitol é perigoso porque causa hipoglicemia em cães e pode afetar o funcionamento do fígado, causando várias lesões no órgão. Então mesmo os panetones diets, lights e em versões alternativas para os humanos não são recomendados para o consumo de pets.
Se o panetone está vetado em todas as hipóteses, como aproveitar o Natal com o cão de forma segura? Simples: com panetones para cachorro. Existem produtos feitos especialmente para a consumação de animais, como é o caso do Panettone Selections.
A versão canina serve como petisco, com carne ou frango em vez de frutas. Então, além de não fazer mal, é bem mais apetitoso para o pet. De toda forma, é sempre importante checar a lista de ingredientes para verificar se há algo contraindicado especificamente para o seu cachorro.
Trate o panetone para pet como um snack normal. Ou seja, ele deve ser ofertado com moderação e não irá substituir a alimentação rotineira do cachorro. No caso de dúvidas, vale consultar um veterinário de confiança.