DISTRIBUIÇÃO: SAGRADA FAMÍLIA, HORTO E REGIÃO

Arena Independência em destaque
23 de dezembro de 2024
Campeonato Mineiro 2025
23 de dezembro de 2024
Arena Independência em destaque
23 de dezembro de 2024
Campeonato Mineiro 2025
23 de dezembro de 2024

Cachorro pode comer panetone?

O panetone é um prato típico do Natal, que faz sucesso durante o ano inteiro. Muitos tutores adoram a sobremesa e ficam tentados a dividi-la com seus pets. Mas, afinal, cachorro pode comer panetone?

O panetone é prato presente em muitas casas brasileiras, principalmente nas festas de final de ano. E como várias pessoas gostam de incluir ao máximo o pet nas comemorações, podem ter dificuldade em negar um pedaço de panetone após os pedidos insistentes do animal.

Mas será que cachorro pode comer panetone? A resposta é não. Além de não ter nenhum valor nutricional ao pet, ele contém ingredientes que fazem mal para o cachorro. Um deles são as frutas cristalizadas.

Você pode até ficar confuso, afinal, o pet pode comer algumas frutas. A questão principal é a quantidade elevada de açúcar adicionada. Como resultado, o panetone se torna agressivo ao sistema digestivo e pode até mesmo ser tóxico — levando a casos mais graves, como de insuficiência renal.

Nesse caso, o tutor pode pensar: se o problema são as frutas cristalizadas, então o chocottone está liberado, certo? Errado! Isso porque, como o nome sugere, essa versão do panetone tem chocolate. O ingrediente é extremamente perigoso aos cães, com duas substâncias tóxicas ao pet em sua composição, a teobromina e a cafeína.

Ao consumi-las o cachorro pode apresentar sintomas como vômitos, diarreia, tremores e até convulsão. Em casos mais graves de intoxicação, a ingestão do chocolate pode até ser fatal.

 

Cachorro pode comer panetone diet?

O panetone e o chocottone são tóxicos ao pet, assim como a versão diet do prato. Esse panetone pode até não ter açúcar ou chocolate, porém, costuma trazer outros ingredientes nocivos, como o xilitol — um adoçante muito comum em produtos diets.

O xilitol é perigoso porque causa hipoglicemia em cães e pode afetar o funcionamento do fígado, causando várias lesões no órgão. Então mesmo os panetones diets, lights e em versões alternativas para os humanos não são recomendados para o consumo de pets.

Se o panetone está vetado em todas as hipóteses, como aproveitar o Natal com o cão de forma segura? Simples: com panetones para cachorro. Existem produtos feitos especialmente para a consumação de animais, como é o caso do Panettone Selections.

A versão canina serve como petisco, com carne ou frango em vez de frutas. Então, além de não fazer mal, é bem mais apetitoso para o pet. De toda forma, é sempre importante checar a lista de ingredientes para verificar se há algo contraindicado especificamente para o seu cachorro.

Trate o panetone para pet como um snack normal. Ou seja, ele deve ser ofertado com moderação e não irá substituir a alimentação rotineira do cachorro. No caso de dúvidas, vale consultar um veterinário de confiança.

Comments are closed.