O Carnaval de Belo Horizonte em 2024 superou todas as expectativas, consagrando-se como um dos melhores e maiores dos últimos anos.
O grande destaque foi o recorde de blocos de rua, com mais de 420 cortejos animando diversos pontos da cidade e oferecendo uma variedade de estilos musicais para todos os gostos. O público se divertiu ao som de samba, axé, pagode, funk, música eletrônica e muito mais.
Se o carnaval de 2024 foi de arrepiar, com recorde de blocos e multidões nas ruas, imagine o que vem por aí no Carnaval de BH em 2025.
Apesar do sucesso e da grandiosidade da festa, os blocos menores pedem mais atenção dos organizadores. O Bloco Cheia de Manias, fundado em 2023, tem como uma das suas fundadoras Claudinha Bárbara, coordenadora de bateria e moradora do bairro Sagrada Família. Ela relata dificuldades para colocar o bloco na rua, especialmente devido à falta de locais adequados para ensaios e ao alto custo da estrutura de som. A direção do bloco encerrou as inscrições para novos integrantes devido à grande procura.
A estrutura de trios elétricos é um desafio constante para os blocos no carnaval de BH, que cresce a cada ano. A empresa Baturité Trios Elétricos, dos produtores culturais Giovanni Carrieri, Sérgio Oliveira, Dyan Francis e Lucas Francis, possui vários trios de menor porte na cidade, mas nem todos são locados durante o carnaval. “Poucos blocos têm recursos para essa estrutura”, pontua Carrieri.
A equipe do Baturité e do Bloco Cheia de Manias, amigos em comum, destacam que a festa pode ser ainda mais divertida e grandiosa se os organizadores derem mais atenção e ouvirem tanto os grandes quanto os pequenos blocos que fazem do carnaval de BH um evento tão especial.